WS3_Estilos de vida saudáveis na idade adulta

Sobre
Visão global
Objetivos
Contexto
Desafios
Encarando os desafios
Sobre

Tipo de Atividade:

❑ Mentoria

❑ Grupo de Pares

x Workshop

Pilar relevante: Educação na Saúde

Competências relevantes: Sociais e Cívicas, Sentido de Iniciativa & Empreendedorismo, Comunicação, Elementos transversais.

Duração: 2h (explicação) e 2h+2h (workshop interativo)

Visão global

Estilos de vida saudáveis na idade adulta: Compreensão do desenvolvimento corporal e psicossexual durante a adolescência, regras de higiene, dieta saudável e atividades físicas – uso de drogas – consumo de álcool, uso de tabaco, educação sexual e condução segura.

A atividade consiste em 2 reuniões; cada reunião tem uma duração de cerca de 2 h.

Objetivos

Objectivo 1:Promover um estilo de vida saudável entre os jovens mentorados.

Objectivo 2:Aumentar o conhecimento e a capacidade de fazer escolhas saudáveis.

Contexto

O conhecimento das rápidas mudanças significativas ocorridas durante a adolescência ajuda as crianças e jovens a compreender e adaptar-se a essas mudanças e evita que sejam vítimas de muitas práticas prejudiciais e doenças graves.O conhecimento das rápidas mudanças significativas ocorridas durante a adolescência ajuda as crianças e jovens a compreender e adaptar-se a essas mudanças e evita que sejam vítimas de muitas práticas prejudiciais e doenças graves.

Existem seis componentes prioritários para a proteção e promoção da saúde e desenvolvimento do adolescente:

1. boa nutrição e hábitos alimentares,
2. estilos de vida saudáveis,
3.  saúde mental,
4.  saúde reprodutiva e sexualidade,
5.  saúde e higiene pessoal.

A adolescência é um período de rápido crescimento. Os adolescentes precisam de nutrientes extra para apoiar o crescimento ósseo, alterações hormonais e desenvolvimento de órgãos e tecidos, incluindo o cérebro.

Uma compreensão básica do Sistema Nacional de Saúde e seus recursos é essencial na preparação da vida adulta. No entanto, não é raro que os jovens em acolhimento fiquem confusos acerca de como sistema de saúde funciona, e onde podem e devem pedir apoio. Paradoxalmente, os serviços de saúde são sempre assegurados a crianças em acolhimento, pelo que, quando transitam para uma vida autónoma, por vezes enfrentam maiores dificuldades em cuidar de si mesmos. Além disso, as crianças e jovens em acolhimento muitas vezes carecem de conhecimentos básicos sobre a importância de estilos de vida saudáveis ​​e os riscos associados à sua ausência.

A implementação desta atividade é baseada em intervenções efetivas personalizadas (por exemplo, terapias cognitivo-comportamentais) que são operacionalizadas e transformadas de forma a serem implementadas em atividades de grupo, com o objetivo de melhorar os sintomas. Estas atividades são adaptadas às necessidades do jovem e são interativas, podendo ser desenvolvidas sob a forma de jogos e brincadeiras.

Desafios

  1. Diferenças interculturais que podem constituir barreiras na promoção de estilos de vida saudáveis.
  2. Falta de vontade dos mentorados em participar nas sessões e reuniões.

Encarando os desafios

  1. . As atividades do grupo levarão em consideração as diferenças culturais e, se necessário, participarão tradutores nas sessões.
  2. Dê motivações e recompensas, e discuta com elas os possíveis resultados mensuráveis.

Passos de implementação

A educação na saúde será fornecida por meio de atividades interativas em grupo, incluindo dramatização, um jogo em grupo com perguntas e respostas que levarão a diferentes resultados, dependendo das escolhas dos jovens.

Etapa 1

Primeira reunião-

a. Atividades interativas para se conhecerem

b. Discussão sobre mudanças físicas, mentais e emocionais durante o período da adolescência.

Etapa 2

Segunda reunião-

Jogo interativo: perguntas e respostas que levam a diferentes resultados relacionados à saúde total da pessoa. A dramatização de papéis depende das escolhas dos jovens.

Por exemplo, para aumentar a consciencialização sobre os riscos associados à solidão e promover alternativas de fazer parte de uma rede social (como fator de proteção), o mentor pode usar o seguinte vídeo como ponto de partida visual: https://www.youtube.com/watch?v=n3Xv_g3g-mA – legendas disponíveis em português.

O vídeo deve ser exibido em partes, permitindo haver tempo suficiente para os jovens discutirem as perguntas com seus parceiros antes de assistir à parte seguinte do vídeo.

Lembre-se!!!

Este pode ser um tópico delicado para algumas pessoas; proponha esta atividade em grupos com certa maturidade.

Etapa 3

Terceira reunião – Escolhas de Vida Saudáveis

Atividades interativas sobre escolhas saudáveis ​​em diferentes aspectos (educação sexual, consumo de álcool, tabaco, drogas etc.), dependendo das necessidades do grupo de jovens mentorados.atividades interativas sobre escolhas saudáveis ​​em diferentes aspectos (educação sexual, consumo de álcool, tabaco, drogas etc.), dependendo das necessidades do grupo de jovens mentorados..

Por exemplo:

Discussão sobre opções alimentares saudáveis.

As opções alimentares são uma das primeiras decisões que os adolescentes começam a tomar por conta própria. No entanto, alguns adolescentes tendem a fazer más escolhas alimentares. Em pequenos grupos, os participantes podem discutir e analisar a pirâmide alimentar e extrair informações das figuras para equilibrar a nutrição e viver um estilo de vida saudável.

Conclusão do workshop.