O Programa de Mentoria e Integração (MIP) está desenhado de forma a reflectir as necessidades individuais, construindo gradualmente a transição para a autonomia com autoconfiança. Planeado como um conjunto de ferramentas para os mentores trabalharem com jovens +16 anos, em processo de autonomização, a plataforma MIP consiste em 2 passos gerais:
Passo 1: Avaliação
A plataforma apresenta um conjunto de instrumentos de avaliação diagnóstica, para os mentores perceberem as principais necessidades e conhecimentos de cada jovem, em 9 pilares para a Vida Autónoma:
- Educação
- Participação na comunidade e relações interpessoais
- Saúde
- Comunicação e diversidade cultural
- Carreira e Empregabilidade
- Literacia financeira e gestão económica
- Autodeterminação, autonomia e desenvolvimento na adolescência
- Burocracia, legislação e edes de cooperação
- Habitação
Este processo baseia-se numa abordagem participatória, envolvendo oportunidades de auto-avaliação e reflexão para cada jovem.
Com base nos resultados da avaliação, os Mentores e Mentorados devem discutir e identificar quais os pilares em que cada jovem precisa de mais desenvolvimento, partindo do instrumento de Avaliação Offline.
Passo 2. Jornada de Mentoria
Após esta etapa, o Mentor tem acesso, através da plataforma MIP, a um conjunto de workshops e actividades de mentoria para cada pilar, e pode escolher quais as mais adequadas para o percurso de mentoria e educação de cada jovem.