WS5_Cria o teu CV e prepara-te para a entrevista

Desafios

Encarando os desafios

Os participantes podem não saber o que é um CV ou uma entrevista de trabalho. 

O conceito é abordado através da filosofia geral do workshop, projetada/ adaptada para jovens, e abordando assuntos básicos de maneira simples, abrangente e envolvente.

Os participantes falam idiomas diferentes.

O mentor garantirá a tradução e encorajará interpretação e entendimento através do grupo de pares.

Os participantes podem estar hesitantes em expressar-se.

O mentor garantirá um ambiente seguro e familiar.

Passos de implementação

Definindo “regras básicas” (10 a 15 minutos)

Convide os participantes a debater sobre as regras do workshop. Peça-lhes que pensem no ambiente em que aprendem melhor e nos tipos de pessoas com que desejam aprender juntos. Anote no flipchart todas as sugestões (respeito mútuo, igualdade, confidencialidade, escuta ativa, pontualidade etc.) e pendure as “Regras básicas” em uma parede, em um local visível na sala a que você possa se referir é quando é necessário.

Atividade de Quebra de gelo – “O meu nome com um gesto” (15 minutos)

Os participantes reúnem-se num círculo, e por ordem dizem o seu nome, e fazem um gesto ou expressão facial que sintam que os representa.

 (Se os participantes já se conhecerem, o mentor pode pedir aos participantes que expressem, por gestos, o seu estado de humor ou outra característica, para que os outros adivinhem).

Após o quebra-gelo, apresente brevemente a Agenda do workshop e os objetivos que você deseja que os participantes atinjam no final deste workshop.

Diga-lhes que eles aprenderão sobre a construção de seus currículos, entrevistas de emprego, Os Três Ps: Preparação, Prática e Performance, e aprenderão como desenvolver as suas histórias.

 “Cria o teu currículo” (3 horas)

Inicie a discussão com os participantes em torno das seguintes perguntas:

1. Porque precisamos de um currículo?
2. Quem vai ler o meu currículo? Sob quais circunstâncias, etc.?
3. Porque precisamos de atualizar o nosso currículo?
4. Porque é que é importante ter um currículo pronto, mesmo sem nenhuma experiência anterior ou realizações educacionais significativas?

Anote as respostas e os principais resultados da discussão num flipchart para que fiquem visíveis durante todo o workshop, e para poder fazer referência.

TEORIA (1,5 horas)

1.  Certificar-se de saber quando usar um CV

Esteja preparado com antecedência para explicar aos participantes “O que é um CV?” E “Qual a diferença entre um CV e um resumo do percurso educacional?”

2. Escolher o melhor formato de currículo

Explique aos participantes sobre os formatos do currículo: é possível encontrar modelos de amostra de currículos que são mais fáceis de preencher. Explique que muitas vezes na UE é solicitado o formato especial do Europass CV. Explique que é importante escolher fontes claras e legíveis, para ser consistente com o layout do CV, bem como manter o currículo breve e relevante (não mais que 2 páginas), e que se não for solicitado no anúncio do trabalho, não é necessário incluir fotos no currículo.

3. Adicionar informações de contacto da maneira certa

Sublinhe que as informações de contato devem ser inseridas na parte superior do currículo.

4. Listar a experiência profissional relevante e as principais realizações

Explique que é importante listar a experiência de trabalho relevante e as principais tarefas e responsabilidades durante essa experiência da mais recente. Se os jovens não tiverem nenhuma ou pouca experiência de trabalho, aconselhe-os a listar tudo, incluindo voluntariado, estágios e trabalhos informais.

5. Criar uma secção de educação de forma correta

Diga para incluir toda a experiência educacional, desde a mais recente até à mais antiga.

6. Acrescentar competências relevantes que se encaixem na vaga

Explique que devem incluir todas as competências relevantes que estejam alinhadas com o anúncio do trabalho. No geral, devem incluir todas as competências digitais, de linguagem, comunicação e sociais.

7. Incluir secções adicionais de CV, se necessário

Diga-lhes que eles podem incluir secções adicionais, como cursos frequentados, projetos etc. para apoiar seu perfil e demonstrar suas capacidades.

8. Complementar o CV com uma carta de apresentação

Explique que muitas vezes é necessário preparar uma carta de apresentação (carta motivacional) para acompanhar um currículo. Fale sobre as principais partes e estrutura da carta de apresentação..

Em cada etapa, o mentor deve explicar os principais pontos que os participantes devem seguir. Dê exemplos e responda a todas as perguntas. Você pode usar ferramentas online como o Resume Builder Online (consulte https://zety.com/ ) para visualizar a aprendizagem.

Sublinhe que, na procura de emprego, o CV é como um passaporte, por isso tem de ser muito bem feito e atualizado regularmente. Lembre-os de incluir todas as informações relevantes, todos os workshops, cursos, projetos nos quais eles participaram. Definitivamente, isso confere um valor acrescentado!

PRATICAR os 3 P (1,5 horas)

Preparação: Após a apresentação da parte teórica, informe os participantes que eles praticarão todas as etapas que aprenderam. Se houver PCs / laptops suficientes, deixe que cada um dos participantes use um. Caso contrário, divida os participantes em pares e eles terão que trabalhar juntos nos dois currículos. Se não houver PCs ou laptops, poderá adaptar a atividade, imprimindo os modelos para o currículo e permitindo que os participantes preparem seus currículos em um papel por escrito.

Prática: Dê tempo suficiente aos participantes para compor seu currículo. Consulte-os para ajudar com questões técnicas e, se necessário, explicar campos e detalhes que os participantes não entenderam. Certifique-se de que os participantes seguem as etapas sequencialmente. Em pares, peça aos participantes que apresentem seu currículo um ao outro e dêem feedback.

Performance: no final desta atividade, peça aos participantes para apresentar os seus currículos. Incentive-os a fazer comentários construtivos nos currículos de seus pares sobre como eles podem melhorá-los.

(O workshop pode ser concluído aqui, e a parte seguinte ser continuada no dia seguinte. Lembre-se de resumir as aprendizagens e pedir o feedback dos participantes.)

Etapa 2 – “Prepare-se para a entrevista” (3 horas)

(Se iniciar esta parte no dia seguinte, não se esqueça de lembrar aos participantes o que eles aprenderam antes de começar a atividade de aquecimento.)

1. Tipos de entrevistas e estrutura geral

Comece por explicar aos participantes que existem diferentes tipos de entrevistas, tais como: entrevistas individuais, entrevistas em grupo, por telefone, por videoconferência, etc. Explique brevemente cada tipo, e em que circunstâncias pode ser relevante.

Apresente aos participantes a estrutura típica de uma entrevista:

  •   A introdução
  • Contexto do entrevistador
  • A discussão
  • Fazer perguntas
  • O encerramento

2.  Perguntas típicas da entrevista

Explique o objetivo de cada uma das perguntas abaixo apresentadas e explique o estilo e o impacto de diferentes respostas possíveis, dando exemplos específicos:

    • Conte-me sobre si
    • Por que está interessado nesta posição/ organização?
    • O que o/a atraiu para esse campo?
    • Conte-me sobre a sua experiência professional
    • O que o qualifica para esta posição?
    • Quais são seus pontos fortes? Fraquezas?
    • Onde é que se vê daqui a cinco, ou dez anos?

(Dramatização) Após a apresentação, divida os participantes em pares. Peça-lhes em pares que escolham uma profissão. Em seguida, atribua papéis – entrevistador e entrevistado – ou convide os participantes a decidirem por si mesmos. De seguida, peça aos entrevistadores para fazer as perguntas acima, e aos entrevistados para lhes responder. Os entrevistadores devem anotar as suas impressões das respostas que receberem. Quando todos os pares estiverem concluídos, peça que apresentem as suas respostas e discutam em conjunto.

3. Os 3 ‘Ps’: preparação, prática, performance

Explique aos participantes sobre as etapas importantes necessárias à preparação antes da entrevista:

    • Realização de uma autoavaliação sobre pontos fortes pessoais, interesses de carreira, objetivos de carreira, experiências de trabalho e competências especiais.
    • Pesquisa sobre o trabalho, a organização e onde e porquê cada participante se encaixa numa determinada área.
    • Determinação do local da entrevista – ou preparação para uma entrevista por telefone
    • Vestir-se adequadamente.
    • Desenvolvimento de 5 histórias curtas que demonstrem as competências mais relevantes.
    • Elaboração de uma lista de referências para mostrar ao entrevistador, se solicitado.
    • Preparação de perguntas para perguntar ao entrevistador.

Explique em detalhes e com exemplos relevantes cada um dos itens acima descritos.

4. Durante a entrevista

Apresente as principais dicas sobre o tipo de comportamento valorizado durante uma entrevista, e forneça exemplos para refletir sobre cada um deles:

    • Estar alerta, ser amistoso e cortês.
    • Manter um bom contacto visual.
    • Ser positivo consigo mesmo.
    • Ser confiante, mas não convencido.
    • Agir de maneira natural.
    • Usar exemplos ou histórias específicas para ilustrar as competências.
    • Ser honesto.
    • Enviar os sinais comportamentais corretos.
    • Comunicar-se com cuidado.
    • Participar, sem dominar.
    • Mostrar-se entusiasmado
    • “Vender” os seus pontos fortes.
    • Causar uma boa primeira impressão.
    • Fazer uma boa última impressão.
    • O entusiasmo causa uma impressão duradoura!
    • Contar uma história vívida fará a pessoa destacar-se.
    • Não deixar que os entrevistadores duvidem do seu interesse na posição

5. Após a entrevista

Explique aos participantes que, após a entrevista, é uma boa prática aprender com a experiência. É importante refletir sobre o desempenho e aprender com os erros, e aplicar esse conhecimento à próxima experiência de entrevista. Sugira que eles enviem uma nota de agradecimento ao entrevistador (um e-mail é aceitável; no entanto, a nota escrita destaca-se!). Diga-lhes para serem pacientes e não esperarem necessariamente uma resposta, e que por vezes pode mesmo acontecer que nunca recebam uma resposta.

6. Desenvolver a própria história

Explique que as histórias formam a base de como pensamos, organizamos e lembramos das informações. Uma boa história com exemplos específicos, mas diversos, das habilidades e competências de cada um, preparará os participantes para responder às perguntas mais comuns em entrevistas de emprego – incluindo “Fale-me sobre si” ou qualquer pergunta baseada em comportamento. Uma boa história deixa uma impressão duradoura e é a melhor maneira de divulgar habilidades e competências para um potencial empregador.

(Experiência/ dramatização) Diga aos participantes que agora passarão por todas as etapas da preparação, prática e performance de simulação de uma entrevista de emprego.

Prepare com antecedência alguns anúncios de emprego retirados dos jornais e recorte-os para os participantes escolherem. Peça a todos os participantes para escolher um trabalho. De seguida, lembre-os das etapas básicas de preparação, prática, construção da história, etc. até o momento da entrevista. Forneça aos participantes um modelo com todas as etapas, no qual os participantes devem planear e anotar o percurso da entrevista.

Dê-lhes alguns momentos para se prepararem e praticarem sozinhos. Depois, assuma o papel de entrevistador e entreviste todos os candidatos de forma formal, mas divertida.

No final de todas as entrevistas, convide os participantes a discutir a sua impressão em cada entrevista e fornecer mais sugestões. Lembre aos participantes que a prática e a experiência são mesmo as coisas mais importantes!

CONCLUSÕES:

No final, convide todos os participantes a entrarem em um círculo e peça-lhes, um por um, que partilhem o que aprenderam e que retiraram de mais valioso deste workshop, bem como o que eles consideram ser-lhes útil no futuro, o que gostaram menos, e o que gostariam de saber mais.